Open Labs são ambientes colaborativos e experimentais onde tecnologia, ciência e inovação se encontram. Esses laboratórios abertos permitem que profissionais de diferentes áreas se juntem para desenvolver soluções pioneiras, promovendo um ecossistema de criatividade e progresso.
Em nossa jornada rumo à inovação e ao progresso sustentável, abrimos as portas para a colaboração e a experimentação através dos nossos Open Labs.
Esses espaços dinâmicos são onde a inovação ganha vida, onde mentes brilhantes se reúnem para explorar fronteiras e transformar ideias em realidade. Nosso objetivo com os Open Labs é criar um ambiente propício para a inovação, onde a criatividade floresce e as barreiras são desafiadas.
Aqui, especialistas de diversas áreas se unem para compartilhar conhecimento, trocar ideias e desenvolver soluções pioneiras que impulsionam o progresso em setores produtivos vitais, como meio ambiente, saúde digital, agricultura e muito mais.
Bioeconomia
Criamos o estreitamento de relações entre comunidades extrativistas, setor privado e ações governamentais, auxiliando no desenvolvimento de cadeias produtivas sustentáveis.
Desenvolvimento de ROV Marinho para Batimetria e Monitoramento Ambiental nas Zonas Operacionais do Porto Coordenador Prof. Danilo Lopes e Prof. Rodrigo Savio
O que é?
O ROV Marinho desempenha um papel crucial no monitoramento e mapeamento da batimetria em portos e lagos. Sua capacidade de coletar dados precisos e em tempo real em áreas aquáticas oferece várias vantagens significativas.
Objetivo
Desenvolver com docentes e discentes do curso de Engenharia de Transportes ROVs marinhos de superfície para a realização de batimetrias eficientes e de baixo custo na baía de São Marcos, promovendo o diagnóstico, o monitoramento e a qualificação de recursos humanos nas áreas de interesse do setor portuário.
Granéis Líquidos
Otimização do processo de descarga de granéis líquidos no Porto do Itaqui.
O que é?
A otimização de transporte de granéis líquidos resulta em economia no tempo de opeação, aumento na eficiência energética e redução de custos nos Planos de Descargas dos Navios. Os resultados esperados tem impacto no âmbito científico e tecnológico com a ampliação do conhecimento na análise e modelagem do transporte de fluidos, no âmbito econômico com a otimização da eficiência processo operacional de transporte de fluidos, social e ambiental contribuindo para melhorias na segurança e saúde dos operadores e na redução da emissão de substâncias contaminantes para o ambiente.
Objetivo
O projeto visa a modelagem do transporte de granéis líquidos a partir de parâmentrs de entrada (vazão, viscosidade do líquido, diâmetro do tubo), seguido de análise estatística e modelo matemático, os quais fornecem respostas que possibilitam a identificação e diminuição dos vazamnetos na tubulação, diminuição da perda da carga no transporte e o aumento da velocidade dos fluidos.
Open Lab - Bioeconomia
O Open Lab de Bioeconomia objetiva a criação e o estreitamento de relações entre comunidades extrativistas, setor privado e ações governamentais, auxiliando no desenvolvimento de cadeias produtivas sustentáveis.
Bioprodutos da
Pescada Amarela
Desenvolvimento de unidade piloto de produção e certificação de bioátivos da Amazônia Maranhense. Coordenadora Profa. Mikele Sant.Anna
O que é?
Desenvolvimento de unidade piloto de produção e certificação de bioativos da Amazônia maranhense, com plano de trabalho, desenvolvimento de bioprocessos, bioativos, loT para biotecnologia e ciências da vida.
Objetivo
Implantar um Open Lab de Biotecnologia, um Open Lab de loT e uma unidade de Manufatura Contratada – CMU, com vistas a caracterização e certificação de bioativos, e odesenvolvimento de bioprocessos inteligentes e automatizados. Viabilizando o desenvolvimento de soluções por encomenda para testes industriais e/ou prestações de serviços.
Caranguejos de Araioses
Inovação e Capacitação da Cadeia do Caranguejo de Araioses Coordenadora Profa. Priscila Bernardes
O que é?
Desenvolver um programa de ações inovadoras para a organização da cadeia produtiva do caranguejo em Araioses, gerando subsídios para a implantação de uma indústria de beneficiamento comunitária.
Objetivo
Desenvolver soluções inovadoras para a organização da cadeia de caranguejo de Araioses.
Camarão
Subsídio para o manejo sustentável da pesca artesanal de camarões nas reentrâncias Maranhenses – Costa Amazônica Brasileira Coordenador Prof. Danilo Lopes
O que é?
Um programa para desenvolver ações inovadoras para a organização da cadeia produtiva do caranguejo em Araioses, gerando subsídios para a implantação de uma indústria de beneficiamento comunitária.
Objetivo
Desenvolver soluções inovadoras para a organização da cadeia de caranguejo de Araioses.
Open Lab - Biotecnologia
O Open Lab de Biotecnologia, desenvolvesoluções industriais e produtos inovadoresenvolvendo bioativos.O laboratório visa a produção de tecnologiasde extração e aplicação de bioprodutos de alto valor agregado.
Colágeno - Pescada Amarela
Inovação e Capacitação da Cadeia do Caranguejo de Araioses Coordenador Prof. Hilton Louzeiro
O que é?
Desenvolvimento de protocolo de comercialização de comercialização de resíduos da pescada amarela a partir da pesca artesanal e certificação de bioativos da Amazônia Maranhense (FASE 4): Aproveitamento Integral do Pescado – Colágeno da Pescada Amarela
Objetivo
Estabelecer metodologias para o desenvolvimento, inovação e tecnologia de produtos valor oriundos dos povos da pesca artesanal no Maranhão